Movimento Uniforme

PDF (clique aqui)                                                                                                                 Site

1.(UC-GO)Se o movimento de uma partícula é retrógrado e retardado, então a aceleração escalar da partícula é: a) nula 
b) constante 
c) variável 
d) positiva 
e) negativa 

2.(PUC - RS)Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s², significa que: 
a) em cada segundo o móvel se desloca 5m. 
b) em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5m/s. 
c) em cada segundo a aceleração do móvel aumenta de 5m/s. 
d) em cada 5s a velocidade aumenta de 1m/s 
e) a velocidade é constante e igual a 5m/s  

3.(UFC) Uma partícula desloca-se sobre uma reta na direção x. No instante tA = 1,0 s, a partícula encontra-se na posição A e no instante tB = 6,0 s encontra-se na posição B, como indicadas na figura a seguir. 

Determine a velocidade média da partícula no intervalo de tempo entre os instantes tA e tB. 

 4.(UNESP-SP) Ao passar pelo marco “km 200” de uma rodovia, um motorista vê um anuncio com a inscrição : ABASTECIMENTO E RESTAURANTE A 30 MINUTOS”. 
Considerando que esse posto de serviço se encontra junto ao marco “km 245” dessa rodovia, pode-se concluir que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho, uma velocidade média , em km/h, de: 
a) 80  
b) 90  
c) 100  
d) 110  
e) 120 

5.(FGV-SP) Uma equipe de reportagem parte em um carro em direção a Santos, para cobrir o evento “Música Boa Só na Praia”. 
Partindo da cidade de São Paulo, o veículo deslocou-se com uma velocidade constante de 54 km/h, durante 1 hora. Parou em um mirante, por 30 minutos, para gravar imagens da serra e do movimento de automóveis. A seguir, continuaram a viagem para o local do evento, com o veículo deslocando-se a uma velocidade constante de 36 km/h durante mais 30 minutos. A velocidade escalar média durante todo o percurso foi, em m/s, de 
a) 10 m/s.  
b) 12 m/s.  
c) 25 m/s. 
d) 36 m/s.  
e) 42 m/s. 

6.(Uerj-RJ) Em nosso planeta, ocorrem diariamente eventos sísmicos, provocados por diversos fatores. Observe o esquema mostrado na figura a seguir, em que um desses eventos, representado pelo raio sísmico e produzido pela fonte sísmica, atravessa três regiões geológicas distintas – o oceano, o platô e o continente – e chega à estação sismológica, onde é registrado por equipamentos adequados. 

Considere dA, dB e dC as distâncias percorridas pelo evento sísmico, respectivamente, no oceano, no platô e no continente, e vAvB e vC as velocidades médias correspondentes a cada um desses trechos. 
Assim, a razão entre a distância total percorrida pelo evento sísmico e a velocidade média ao longo de toda sua trajetória equivale a: 




7.(PUCCAMP-SP) Quando se percebe hoje, por telescópio, a extinção de uma estrela, ocorrida há 10 milênios, a ordem de grandeza da distância percorrida pela luz, desde aquele evento até chegar a nós é, em km: 
Dado: Velocidade da luz no vácuo = 3.108 m/s 
a) 1020  
b) 1017 c) 1012  
d) 108 e) 105 

8.(UNESP-SP) No primeiro trecho de uma viagem, um carro percorre uma distância de 500m, com velocidade escalar média de 90km/h. O trecho seguinte, de 100m, foi percorrido com velocidade escalar média de 72km/h. A sua velocidade escalar média no percurso total foi, em m/s, de: 
a) 20  
b)22  
c)24 
d) 25  
e) 30 

9.(UNIFESP-SP) Para testar o seu equipamento de som, um artista dá um toque no microfone ligado a uma caixa de som localizada a 330 m de distância, em um local em que a velocidade do som é 330 m/s. Pode-se afirmar que o intervalo de tempo entre o toque do artista no microfone e o instante em que o artista ouve o barulho do toque reproduzido pela caixa é, aproximadamente, de 
a) 1,0 s, independentemente de o microfone ter ou não fio. 
b) 1,5 s, independentemente de o microfone ter ou não fio. 
c) 2,0 s, independentemente de o microfone ter ou não fio. 
d) 2,0 s com microfone sem fio e 1,0 s com microfone com fio. 
e) 2,0 s com microfone sem fio e um valor entre 1,0 s e 2,0 s com microfone com fio. 

10.(UNESP-SP) O motorista de um automóvel deseja percorrer 40km com velocidade média de 80km/h. Nos primeiros 15 minutos, ele manteve a velocidade média de 40km/h. 
Para cumprir seu objetivo, ele deve fazer o restante do percurso com velocidade média, em km/h, de: 
a) 160.  
b) 150. c) 120.  
d) 100.  
e) 90. 
  11.(FUVEST-SP) Um passageiro, viajando de metrô, fez o registro de tempo entre duas estações e obteve os valores indicados na tabela. 
Supondo que a velocidade média entre duas estações consecutivas seja sempre a mesma e que o trem pare o mesmo tempo em qualquer estação da linha, de 15 km de extensão, é possível estimar que um trem, desde a partida da Estação Bosque até a chegada à Estação Terminal, leva aproximadamente 

a)20 min.
b) 25 min.  
c) 30 min. 
d) 35 min.  
e) 40 min. 

12.(Cefet-MG) Em uma pista reta e plana, duas pessoas correm com velocidades constantes. A distância entre elas aumenta de 100 cm a cada segundo, quando se movem no mesmo sentido, e, ao se moverem em sentidos contrários, elas se aproximam de 90 cm a cada décimo de segundo. 
As velocidades, desenvolvidas pelas duas pessoas, em m/s, valem: 
a) 0,4 e 0,5. b) 0,9 e 1,0 
c) 4,0 e 5,0. d) 9,0 e 10. e) 8,0 e 5,0 


13.(FUVEST-SP-2008) Dirigindo-se a uma cidade próxima, por uma auto-estrada plana, motorista estima seu tempo de viagem, considerando que consiga manter uma velocidade média de 90 km/h. Ao ser surpreendido pela chuva, decide reduzir sua velocidade média para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, quinze minutos mais tarde, quando retoma sua velocidade média inicial. 
Essa redução temporária aumenta seu tempo de viagem, com relação à estimativa inicial, em 
a) 5 minutos.  
b) 7,5 minutos.  
c) 10 minutos. 
d) 15 minutos. 
e) 30 minutos. 

14.(PUC-RJ-2009) Uma família viaja de carro com velocidade constante de 100 km/h, durante 2 h. Após parar em um posto de gasolina por 30 min, continua sua viagem por mais 1h 30 min com velocidade constante de 80 km/h. A velocidade média do carro durante toda a viagem foi de: 
a) 80 km/h. b) 100 km/h. c) 120 km/h. 
d) 140 km/h. e) 150 km/h. 

15.(Uerj-RJ-2009) Um piso plano é revestido de hexágonos regulares congruentes, cujos lados medem 10 cm. 
Na ilustração de parte desse piso, T, M e F são vértices comuns a três hexágonos e representam os pontos nos quais se encontram, respectivamente, um torrão de açúcar, uma mosca e uma formiga. 

Ao perceber o açúcar, os dois insetos partem no mesmo instante, com velocidades constantes, para alcançá-lo. Admita que a mosca leve 10 segundos para atingir o ponto T. Despreze o espaçamento entre os hexágonos e as dimensões dos animais. 
A menor velocidade, em centímetros por segundo, necessária para que a formiga chegue ao ponto T no mesmo instante que a mosca, é igual a: 
a) 3,5 
b) 5,0 
c) 5,5 
d) 7,0 
e) 8,5 

16.(UFSCAR-SP) Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, fez o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50km/h.Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é: 
a) 100,0 m 
b) 88,5 m 
c) 80,0 m 
d) 75,5 m 
e) 70,0 m 

17.(Fuvest-SP) Numa estrada, um caminhão com velocidade constante leva 4 s para ultrapassar outro, cuja velocidade é também constante. Sendo 10 m o comprimento de cada caminhão, a diferença entre as velocidades dos caminhões é igual a: 
a) 10m/s 
b) 0,20m/s 
c) 5,0m/s 
d) 0,40m/s 
e) 2,0m/s 

18.(MACKENZIE-SP-012) Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o atleta brasileiro, meio-fundista, Joaquim Cruz venceu a prova final dos 800,00 m e estabeleceu, para a época, novo recorde olímpico, completando a prova em 1,717 min. Considerando que o atleta percorreu o espaço final da prova, correspondente a 25% do espaço total, em 0,417 min, sua velocidade escalar média na parte anterior foi, aproximadamente, 
a) 9,0 m/s 
b) 7,7 m/s 
c) 6,7 m/s 
d) 4,7 m/s 
e) 2,6 m/s 

GABARITO 
1.D 
6.A 
11.D 
16.B 
2.B 
7.B 
12.C 
17.C 
3.Vm=22m/s 
8.B 
13.A 
18.B 
4.B 
9.A 
14.A 

5.A 
10.C 
15.D 


AVALIAÇÃO 
ACERTOS 

0-7 
Reveja a matéria, faça mapa mental e refaça os exercícios que você errou 
8-15 
Reveja a matéria e refaça os exercícios que você errou 
16-18 
EXCELENTE!! Você entendeu o conceito da matéria, continue praticando.. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Predicado Verbal

Sujeito

Sucessão ecológica