Movimento Uniformemente Variado
A velocidade média desse corredor, em m/s, é de
A) 8,5
B)10,0
C)12,5
D)15,0
E)17,5
2.(UNIFESP-SP) A
velocidade em função do tempo de um ponto material em movimento
retilíneo uniformemente variado, expressa em unidades do SI, é v = 50 –
10t. Pode-se afirmar que, no instante t = 5,0 s, esse ponto material tem
a) velocidade e aceleração nulas.
B) velocidade nula e daí em diante não se movimenta mais.
c) velocidade nula e aceleração a = – 10 m/s2.
d) velocidade nula e a sua aceleração muda de sentido.
e) aceleração nula e a sua velocidade muda de sentido.
3.(MACKENZIE-SP) A aceleração de um móvel, que parte do repouso, varia com o tempo de acordo com o gráfico abaixo.
O instante, contado a partir do início do movimento, no qual o móvel pára, é:
a) 5s
b) 6s
c) 8s
d) 13s
e) 18s
4.(UFRS-RS) Um
automóvel que trafega com velocidade constante de 10 m/s, em uma pista
reta e horizontal, passa a acelerar uniformemente à razão de 60 m/s em
cada minuto, mantendo essa aceleração durante meio minuto. A velocidade
instantânea do automóvel, ao final desse intervalo de tempo, e sua
velocidade média, no mesmo intervalo de tempo, são, respectivamente:
a) 30 m/s e 15 m/s.
b) 30 m/s e 20 m/s.
c) 20 m/s e 15 m/s.
d) 40 m/s e 20 m/s.
e) 40 m/s e 25 m/s.
5.(UFU-MG) O
gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um
automóvel que parte do repouso. A velocidade máxima permitida é de 72
km/h. No instante t, quando o motorista atinge essa velocidade limite,
ele deixa de acelerar o automóvel e passa a se deslocar com velocidade
constante.
Sabendo-se que o automóvel percorreu 1,2 km em 90 segundos, o valor do instante t é
a) 80 s.
b) 30 s.
c) 60 s.
d) 50 s.
6.(CFT-MG) O
movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 – 2t em
que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.
Durante os primeiros 5,0 s, a distância percorrida por ele, em metros, é:
a) 10.
b) 15.
c) 20.
d) 25.
7.(UNESP-SP) O
motorista de um veículo A é obrigado a frear bruscamente quando avista
um veículo B à sua frente, locomovendo-se no mesmo sentido, com uma
velocidade constante menor que a do veículo A. Ao final da
desaceleração, o veículo A atinge a mesma velocidade que B, e passa
também a se locomover com velocidade constante. O movimento, a partir do
início da frenagem, é descrito pelo gráfico da figura.
Considerando
que a distância que separava ambos os veículos no início da frenagem
era de 32 m, ao final dela a distância entre ambos é de
A)1,0
B)2,0
C)3,0
D)4,0
E)5,0
8.(UnB-DF) A tabela abaixo indica a velocidade instantânea de um objeto, em intervalos de um segundo.
As velocidades instantâneas do objeto nos instantes 3,60s e 5,80s são, respectivamente:
a) 17,5m/s e 20,5m/s
b) 13,8m/s e 22,6m/s
c) 14,5m/s e 19,5m/s
d) 15,5m/s e 22,2m/s
e) 8,20m/s e 12,2m/s
9.(UNIFESP-SP) A
função da velocidade em relação ao tempo de um ponto material em
trajetória retilínea, no SI, é v = 5,0 – 2,0 t. Por meio dela pode-se
afirmar que, no instante t = 4,0 s, a velocidade desse ponto material
tem módulo
a) 13 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.
b) 3,0 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.
c) zero, pois o ponto material já parou e não se movimenta mais.
d) 3,0 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.
e) 13 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.
10.(PUC-PR) Um
automóvel trafega em uma estrada retilínea. No instante t = 0 s, os
freios são acionados, causando uma aceleração constante até anular a
velocidade, como mostra a figura.
A tabela mostra a velocidade em determinados instantes
Com base nestas informações, são feitas algumas afirmativas a respeito do movimento:
I. O automóvel apresenta uma aceleração no sentido do deslocamento.
II. O deslocamento do veículo nos primeiros 2 s é 34 m.
III. A aceleração do veículo é -1,5 m/s2.
IV. A velocidade varia de modo inversamente proporcional ao tempo decorrido.
V. A velocidade do veículo se anula no instante 7,5 s.
Está correta ou estão corretas:
a) somente I.
b) I e II.
c) somente III.
d) IV e V.
e) II e V.
b) I e II.
c) somente III.
d) IV e V.
e) II e V.
11.(UFPA-PA) Ao
sair de uma curva a 72 km/h, um motorista se surpreende com uma lombada
eletrônica a sua frente. No momento em que aciona os freios, está a 100
m da lombada. Considerando-se que o carro desacelera a – 1,5 m/s2, a velocidade escalar indicada, no exato momento em que o motorista cruza a lombada, em km/h, é:
a) 10
b) 24
c) 36
d) 40
e) 50
b) 24
c) 36
d) 40
e) 50
12.(UFSCar-SP) Uma
partícula se move em uma reta com aceleração constante. Sabe-se que no
intervalo de tempo de 10 s, ela passa duas vezes pelo mesmo ponto dessa
reta, com velocidades de mesmo módulo, │v│ = 4,0 m/s, em sentidos
opostos. O módulo do deslocamento e o espaço percorrido pela partícula,
nesse intervalo de tempo, são respectivamente:
a) 0,0 m e 10 m
b) 0,0 m e 20 m
c) 10 m e 5,0 m
d) 10 m e 10 m
e) 20 m e 20 m
b) 0,0 m e 20 m
c) 10 m e 5,0 m
d) 10 m e 10 m
e) 20 m e 20 m
13.(Cesgranrio-RJ) Um
automóvel, partindo do repouso, leva 5,0 s para percorrer 25 m, em
movimento uniformemente variado. A velocidade final do automóvel é de:
b) 10 m/s
c) 15 m/s
d) 20 m/s
e) 25 m/s
GABARITO
1.B
|
4.E
|
7.B
|
10.D
|
13.B
|
2.C
|
5.C
|
8.C
|
11.C
| |
3.E
|
6.D
|
9.D
|
12.B
|
AVALIAÇÃO
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