Sujeito e Predicado
1.(UFSC) “Resolveu sair, nunca, o trataram assim, havia ali muitas pessoas que não gostavam dele...” Indique a soma das alternativas verdadeiras. 01 – O sujeito do período Resolveu sair é indeterminado. 02 – O sujeito do verbo havia é oculto. 04 – O sujeito de trataram é indeterminado. 08 – O sujeito de gostavam é simples. 16 – A oração havia ali muitas pessoas não possui sujeito. 32 – O sujeito de havia é muitas pessoas.
2. Leia e, a seguir, responda o que se pede.
Capitu refletia. A reflexão não era coisa rara, e conheciam-se as ocasiões pelo apertado dos olhos. Pediu-me algumas circunstâncias mais, as próprias palavras de uns e de outros, e o tom delas. Como eu não queria dizer o ponto inicial da conversa, que era ela mesma, não lhe pude dar toda a significação. A atenção de Capitu estava agora particularmente nas lágrimas de minha mãe; não acabava de entendê-las. (Machado de Assis)
No fragmento anterior, o sujeito da 2.a oração é
a) simples.
b) composto.
c) indeterminado.
d) elíptico.
e) inexistente.
3.(PUC) – “O que há entre a vida e a morte?” a) O sujeito do verbo haver é o pronome interrogativo QUE. b) Tem-se uma oração sem sujeito. c) O sujeito está oculto. d) O sujeito é indeterminado. e) O sujeito é “uma curta ponte.”
4.(PUC-SP) – O verbo ser, na oração: “Eram cinco horas da manhã...”, é: a) pessoal e concorda com o sujeito indeterminado. b) impessoal e concorda com o objeto direto. c) impessoal e concorda com o sujeito indeterminado. d) Impessoal e concorda com a expressão numérica. e) Pessoal e concorda com a expressão numérica.
5.(UNIRIO) – Assinale a frase cujo sujeito se classifica do mesmo modo que o da frase “Faz muito calor no Rio o ano inteiro.” Artigo: França – Português a) Devia haver mais interesse pela boa formação profissional. b) Falaram muito mal dos estimuladores de conflitos. c) Vive-se bem no clima de montanha. d) Almejamos dias melhores. e) Haviam chegado cedo todos os candidatos.
6.(FAAP-SP) – “Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele que doira a noite e ilumina a cidade...” O sujeito do verbo irritar é: a) ironia b) que(ironia) c) senso humano d) ele(senso humano) e) indeterminado
7..(MACK) – Assinale a alternativa em que nada funciona como sujeito. a) Nada vi. b) Nada quer. c) Nada somos. d) Nada me perturba. e) N.d.a.
8.(FUVEST) – Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito. a) Existe um povo que a bandeira empresta. b) Embora com atraso, haviam chegado. c) Existem flores que devoram insetos. d) Alguns de nós ainda tinham esperança de encontrá-lo. e) Há de haver recurso desta sentença.
9.(FOC-SP) – Duas orações abaixo têm sujeito indeterminado. Assinale-as: I. Projetavam-se avenidas largas. II. Há alguém esperando você. III. No meio das exclamações, ouviu-se um risinho de mofa. IV. Falava-se muito sobre a possibilidade de escalar a montanha. V. Até isso chegaram a dizer. a) I e II b) III e IV c) IV e V d) III e V e) I e V
10.(FESP) - Em “Retira-te, criatura ávida de vingança!”, o sujeito é: a) te b) inexistente c) oculto determinado d) criatura e) n.d.a.
11.(UECE) Exerce função de sujeito o termo destacado em: a. “O corpo me doía todo, a cabeça também...” b. “...mas tranquei a boca.” c. “...o sujeito já tirava a outra mão do punho da rede e segurava o joelho.” d. “...e o homem puxou a mão ferida.” e. “Havia ali um enorme corte.”
12.(UEMA) – Em qual das alternativas existe oração sem sujeito? a) Houveram-se bem nos estudos. b) Havia sido aprovado com distinção. c) Fazia móveis em casa. d) Bateu quatro horas o relógio. e) Fazia horas que procuravam uma sombra.
GABARITO
1.(4)+(8)+(16)=28
2.A
3.B
4.D
5.A
6.B
7.D
8.E
9.C
10.C
11.A
12.E
Comentários
Postar um comentário