Porcentagem

1.(UFSCar/2008) Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas. 
  
Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos. 
 
A partir desses resultados, pode-se concluir que 
a) a espécie A se beneficia da interação com a espécie B. b) o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B. c) a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos. d) a espécie B tem melhor desempenho quando em competição com a espécie A. e) o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desenvolvem separadamente. 
  
2.(UFRN/2006) 
O aumento das infestações por cupins em casas e prédios pode ser resultante da ação do homem sobre o ambiente e das características biológicas desses animais. 
A combinação de fatores que melhor explica esse aumento de infestações nas cidades é: 
a) facilidade de reprodução e organização dos indivíduos em diferentes castas. b) eliminação de predadores e maior número de machos reprodutores na colônia. c) disponibilidade de alimento e facilidade para instalação de novas colônias. d) presença de numerosos indivíduos operários e maior proteção do ninho. 

3.(UFC/2009) O fenômeno conhecido como imposex caracteriza-se pelo surgimento anormal de caracteres sexuais masculinos, como pênis e vaso deferente, em fêmeas de moluscos gastrópodes. Esse fenômeno é provocado pela contaminação da água do mar por compostos orgânicos de estanho, como o tributilestanho (TBT), oriundo das tintas de ação anti-incrustante utilizadas em muitas embarcações. O imposex é verificado principalmente em áreas onde há fluxo constante de navios e embarcações. Com base no exposto, assinale a alternativa correta. 
a) A introdução de fêmeas normais no local contaminado seria vantajosa, pois restabeleceria permanentemente a população de fêmeas, e a reprodução não seria afetada. b) O acúmulo de TBT na cadeia alimentar levaria a um fenômeno conhecido como magnificação trófica, aumentando a concentração de TBT nos níveis tróficos inferiores. c) A população de moluscos afetados pela contaminação com TBT entraria em declínio, com uma possível extinção local da espécie. d) O TBT atuaria de maneira benéfica para a comunidade marinha por realizar o controle da população local de moluscos. e) O TBT teria efeito direto na população de moluscos, sem afetar os demais organismos da comunidade marinha local. 
  
4.(UFPR/2008) Um biólogo anotou as taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração de quatro populações nos anos de 2004, 2005 e 2006. Com os dados obtidos, montou os gráficos a seguir, que representam as taxas de crescimento dessas populações. Numere a coluna da direita, indicando a que população está correlacionado cada um dos gráficos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 2 - 1 - 3 - 4. b) 1 - 2 - 3 - 4. c) 4 - 2 - 1 - 3. d) 1 - 4 - 2 - 3. e) 3 - 1 - 2 - 4  
5.(UFRGS/2009) O mexilhão-dourado é uma espécie invasora introduzida no Brasil que danifica tubulações nas estações de captação de água no lago Guaíba, em Porto Alegre. 
Sobre as espécies invasoras, é correto afirmar que: 
a) elas são as espécies pioneiras de um determinado habitat. b) elas apresentam baixo potencial adaptativo. c) elas alteram teias alimentares dos ecossistemas onde são introduzidas. d) sua proliferação é controlada por predadores endógenos ao sistema. e) elas promovem o aumento da biodiversidade. 

6.(UFV/2005) A tabela abaixo contém valores referentes às taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i) de cinco populações de roedores (I, II, III, IV e V). 
  
N 
M 
E 
I 
I 
80 
45 
51 
20 
II 
65 
40 
45 
15 
III 
50 
20 
35 
10 
IV 
32 
15 
27 
8 
V 
16 
8 
2 
4 
Assinale a alternativa que corresponde à população com maior taxa de crescimento: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.  
7.(UFRN 2013) “Por se alimentar de matéria orgânica (fezes e carcaças de animais), os besouros escarabeíneos, conhecidos como rola-bosta, participam diretamente do processo de ciclagem de nutrientes, ou seja, promovem o reingresso de elementos químicos presentes em materiais em decomposição na cadeia alimentar do ecossistema. Em uma comunidade, eles podem ser classificados em três grupos de acordo com o tipo de comportamento e a função desempenhada: rodadores (movem a matéria orgânica na superfície), tuneleiros (cavam túneis e transportam o alimento para dentro do solo) e residentes (depositam ovos no bolo de matéria orgânica e não participam do deslocamento do alimento).” Considerando o enunciado, é correto afirmar:  
a) Os besouros escarabeíneos ocupam nichos diferentes no ecossistema, atuando como produtores, consumidores e decompositores.  
b) A redução de besouros tuneleiros pode ocasionar diminuição da incorporação de matéria orgânica pelo solo.  
c) O transporte da matéria orgânica no solo, feito pelos grupos de tuneleiros e residentes, é indispensável para o equilíbrio do ecossistema.  
d) Na ciclagem de nutrientes presentes na matéria orgânica, a fixação do carbono é efetivada pelo besouro “rola-bosta”. 

8.(UFU 2012) O Inhotim é o maior museu de arte contemporânea do mundo inserido em um jardim botânico. Como está localizado no município de Brumadinho, perto de Belo Horizonte (MG), os visitantes podem observar centenas de espécies vegetais nativas do bioma Cerrado, além de muitas plantas exóticas. Sobre espécies de vegetais nativas e exóticas, é correto afirmar que:  
a) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo naturais de outros locais, são introduzidas em um dado bioma pela ação humana. No Brasil pode-se citar como exemplo de plantas exóticas, a bananeira e a cana-de-açúcar. 
b) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo nativas de outros locais, são introduzidas pela ação humana em um dado bioma. No Brasil, são exemplos de plantas exóticas as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.  
c) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma, tendo sido plantadas pelo homem. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia.  
d) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma ou que foram introduzidas pela ação humana. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia, as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.   

9.(UFF 2011) Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos dessa origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões. Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores. Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a  
a) imigração.  
b) mortalidade.  
c) emigração.  
d) natalidade.  
e) sucessão ecológica.  

10.(UFSC-2007) Considere que em determinada região existam 6 populações de seres vivos. A população 1 é constituída de vegetais e a população 6 é constituída de micro-organismos decompositores. A população 2 se alimenta da população 4, que, por sua vez, alimenta-se somente da população 1. A população 5 se alimenta da população 2 e da população 4. Por fim, a população 3 se alimenta da população 5. 
De acordo com essas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
01. Se a população 3 desaparecer, espera-se que as populações 2 e 4 diminuam. 
02. A única população que ocupa mais de um nível trófico é a 3. 
04. A população 3 ocupa o primeiro nível trófico e a população 1 ocupa o último. 
08. Existem relações de predatismo e competição entre as populações 2 e 5. 
16. Todas as populações, exceto a 1, são carnívoras. 
32. A situação apresentada caracteriza uma teia com duas cadeias alimentares. 

11.(UC BA) - Considere o gráfico abaixo, que representa o crescimento de uma população. Em qual dos períodos considerados a resistência do meio torna-se igual ao potencial biótico da população?  
 
a) A.  
b) B.  
c) C.  
d) D.  
e) E. 

12.(UESPI) - No gráfico, ilustra-se o crescimento populacional de uma única espécie de bactéria, em duas situações diferentes. 
 
A diferença observada na taxa de crescimento pode ser justificada:  
a) pela superioridade genética da população A.  
b) pela interferência de diferentes fatores sobre a população B.  
c) pelo envelhecimento populacional de B.  
d) por erro de avaliação biológica, aceitável até certo nível.  
e) por tratamento alimentar diferenciado da população A. 

13. (Unifor-CE) - Considere os seguintes itens:  
I. Clima  
II. Competição  
III. Predatismo  
IV. Parasitismo  
Podem regular o tamanho das populações  
A) apenas I e II.  
B) apenas III e IV.  
C) apenas I, II e IV.  
D) apenas II, III e IV.  
E) I, II, III e IV. 

GABARITO 
1.D 
3.C 
5.C 
7.B 
9.E 
11.E 
13.E 
2.C 
4.E 
6.E 
8.B 
10. (1+8+32=41) 
12.B 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Predicado Verbal

Ligaçoes Quimicas

Sucessão ecológica