Atenas e Periodo Classico
1.(MACKENZIE) – Na pólis (cidade-Estado grega), o que era de interesse particular converteu-se em interesse público e, como tal, tornou-se objeto de debates. Assinale a alternativa correta sobre essa transformação.
a) O racionalismo grego foi responsável pelo surgim ent o da noção de individualismo, segundo o qual o ser humano e suas ideias seriam mais importantes do que o interesse coletivo.
c) A mudança para um regime em que o indivíduo estaria sob a autoridade da lei provocou revoltas, pois não foram levadas em conta as diferenças naturais existentes entre os homens.
d) A submissão do indivíduo a normas rígidas, fossem jurídicas ou morais, gerou uma sensação de injustiça nos cidadãos que se consideravam mais leais à cidade do que os outros.
e) Como o homem é um “animal político”—na definição de Aristóteles—todos os cidadãos deveriam tomar parte na discussão dos assuntos da cidade, embora a decisão final coubesse a um dirigente escolhido pelos demais.
2.(PUC ) –As conquistas realizadas por Alexandre da Macedônia (conhecido como Alexandre, o Grande), entre 334 e 323 a.C., estend eram-se da Grécia até as margens do Rio Indo. Algumas caracter ísticas dessa expansão e do imenso império dela resultante foram
a) a imposição de instituições políticas romanas nas áreas con quis tadas por Alexandre e a repressão à forma de governo monár quica predominante no Oriente.
b) o apoio do exército macedônico às revoltas de povos subjugados por outros impérios e a recusa da incorporação de soldados que não fossem macedônios ou gregos às tropas de Alexandre.
c) a restrição à circulação de mercadorias entre as diversas regiões do Império e a gradativa segmentação e diminuição do comércio interno e externo da Macedônia.
d) o intercâmbio entre a cultura ocidental e as orientais e o prevale ci mento de uma perspectiva universalista sobre a mentalidade voltada para as questões locais.
e) a obrigatoriedade do uso de uma só língua —o grego— e a proibição da transmissão de ideias e da movimentação de intelectuais entre as diversas partes do Império.
3.(Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma." (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO).
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.
4.(Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas as suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades acrópoles.
5.(UFSCar-2002) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina,reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci. O texto, um fragmento de um poema de Sólon–arconte ateniense, 594 a.C. - , citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se
(A) ao fim da tirania.
(B) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
(C) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
(D) à abolição da escravidão por dívida.
(E) à instituição da Bulé.
6.(FGV-2002) O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A. O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidadesEstado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B. Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C. A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. D. A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E. O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.
7.(Mack-2008) Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos” inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científicofilosófico. A propósito desse importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações:
I. Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio de tudo”.
II. Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a idéia de que “todas as coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo — inclusive a alma — se forma segundo uma estrutura harmônica.
III. Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, ou seja, por “partículas minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas.
Assinale
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas III é correta.
d) se apenas I e II são corretas.
e) se I, II e III são corretas.
8.(UNIFESP-2004) “Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas agorás [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de agorás e não têm lugar algum com essa finalidade”. (Heródoto, Histórias, séc. V a.C.) O texto expressa
A) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades. B) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.
C) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
D) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes. E) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.
9.(VUNESP-2010) A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir. (Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado antiga,1985.) Aponte quais eram as características comuns às cidadesEstados clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis.
II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político.
III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
10.(PUC - SP-2005) A Ilíada e a Odisséia são atribuídas a Homero e referem-se, respectivamente, à Guerra de Tróia e à volta de Ulisses à sua ilha, Ítaca, ao final dessa guerra. Sobre essas duas obras, pode-se afirmar que:
A) defendem a superioridade étnica dos gregos sobre os troianos e alertam para os riscos que os deuses e mitos representavam para os gregos.
B) caracterizam papéis masculino e feminino nas sociedades gregas antigas e representam a interferência dos deuses nos assuntos dos mortais.
C) ridicularizam a falta de habilidade guerreira dos gregos e elogiam a ingenuidade política dos troianos, que aceitaram o cavalo de madeira como presente.
D) simbolizam a luta dos gregos pela democracia e criticam a disposição teocrática e tirânica dos legisladores e militares troianos.
E) associam os perigos enfrentados na viagem de volta à Grécia à necessidade de sofrer para obter a redenção e a salvação perante os deuses.
11.(Mack-1996) Na Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo esteve na origem das grandes realizações, podendo-se afirmar que:
a) tanto na Grécia como em Roma, eram instrumentos vivos e participavam da vida política, respectivamente da Bulé e do Senado.
b) os escravos podiam pertencer exclusivamente aos cidadãos e realizavam assembléias que defendiam seus direitos.
c) a fonte principal de abastecimento de escravos, tanto em Roma como na Grécia, era o comércio com as tribos africanas.
d) a invasão Macedônia na Grécia e as guerras de expansão romanas determinaram o fim da escravidão.
e) o sistema de produção era baseado na força de trabalho de prisioneiros de guerra ou populações escravizadas.
12.(Vunesp-1996) "Depois da colonização grega do século VIII a. C., a riqueza fundiária não mais representou a única riqueza possível. Ninguém mais podia subestimar a riqueza mobiliária. Ora, com maior freqüência, esta não chegou às mãos dos nobres, afastados pelos velhos preconceitos das atividades comerciais e industriais. A classe dirigente teve de contar com as reivindicações dos novos-ricos encorajados pelos seus êxitos materiais e que também desejavam participar dos negócios da cidade." (André Aymard e Jeannine Auboyer - O ORIENTE E GRÉCIA ANTIGA, texto adaptado). O texto faz referência a um dos fatores da
a) guerra contra os persas.
b) decadência ateniense no período arcaico.
c) crise do regime aristocrático nas cidades gregas.
d) queda da monarquia e implantação da república.
e) criação do tribunato da plebe.
13.(Mack-1996) "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Tróia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são: a) A República - Platão.
b) Édipo Rei - Sófocles.
c) A Ilíada - Homero.
d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo.
e) A História da Guerra do Peloponeso - Tucídedes
GABARITO
AVALIAÇÃO
ACERTOS
| |
0-6
|
Reveja a matéria, faça mapa mental e refaça os exercícios que você errou
|
7-10
|
Reveja a matéria e refaça os exercícios que você errou
|
11-13
|
EXCELENTE! Você entendeu o conceito da matéria, continue praticando
|
Comentários
Postar um comentário