Karl Max
1.(Uema)A sociedades
modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as
divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já
observara que só o conflito entre as classes pode mover a história.
Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma
característica de classe social?
a) O status social e cultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
2.(Unimontes) A
questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de
Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa
relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência
social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a
alternativa incorreta.
a)
A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de
trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.
b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.
c)
Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a
realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em
movimentos sociais e políticos.
d)
As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários,
sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida
em sociedade
3.(Uel 2005) Analise a figura a seguir.
A
figura ilustra, por meio da ironia, parte da crítica que a perspectiva
sociológica baseada nas reflexões teóricas de Karl Marx (1818-1883) faz
ao caráter ideológico de certas noções de Estado. Sobre a relação entre
Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar:
a) A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
b)
O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente,
os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
c) O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
d) O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
e)
Os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado
represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.
4.(Ufpa 2012) Um
das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos
fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A
ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser
considerado ora como “motor das transformações”, ora como fator que
“deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução. Em relação às
consequências do conflito para sociedade, é CORRETO afirmar:
a)
Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais.
A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte
da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais
tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade que a
reorganizará com critérios científicos.
b)
Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar
logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos
ou a expressão dos conflitos sociais.
c)
O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o
desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de
produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam
a marcha para a revolução.
d)
Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresários
demonstram a falta de organização ou a anomia parcial da sociedade
moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que
restaure o consenso social.
e)
Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se organizam
socialmente para produzir determina a sua visão de mundo. Ou seja, ele
acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade,
mas, ao contrário, é a realidade social e principalmente seus conflitos
que determina a consciência coletiva.
5.(Ufu 2012) Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem,
personagem do folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados
em um pantanal e, para sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo
cabelo, levantando-se, com sua montaria, do terreno movediço. Em mais
de uma ocasião, os sociólogos usaram essa metáfora para aludir ao modo
pelo qual os positivistas procuravam um método objetivo, neutro, livre
das ideologias.
Em oposição a essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez que, para o autor,
a)
o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha do objeto
entra em ação a ideologia do autor, que não interfere, entretanto, na
análise dos acontecimentos.
b) a análise social, a partir da perspectiva do operariado, deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.
c)
a análise das condições de vida do proletariado europeu do século XIX
deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da sociedade
burguesa.
d) o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social.
6.(Ufrgs 2012) Tanto
Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade
industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes: para
o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários
são fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente
fácil, enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e
burgueses são o fato mais importante das sociedades modernas. A respeito
das concepções teóricas desses autores, é CORRETO afirmar:
a)
Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial
levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua
capacidade, realizando-se assim a justiça social.
b)
Comte considera que a partir do momento em que os homens pensam
cientificamente, a atividade principal das coletividades passa a ser a
luta de classes que leva necessariamente à resolução de todos os
conflitos.
c)
Marx acredita que a história humana é feita de consensos e implica, por
um lado, o antagonismo entre opressores e oprimidos; por outro lado,
tende a uma polarização em dois blocos: burgueses e proletários.
d)
Para Karl Marx, o caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no
fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na elevação do
nível de vida da maioria dos trabalhadores embora não elimine as
desigualdades sociais.
e)
Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx concordam que a sociedade
capitalista industrial expressa a predominância de um tipo de
solidariedade, que classificam como orgânica, cujas características se
refletirão diretamente em suas instituições.
7.(Ufu 2000) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
a) pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b)
pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação
entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
c) pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d)
pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em
contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
8. (Ufu 2002) Partindo
de uma perspectiva marxista de análise da relação entre democracia e
meios de comunicação de massa, aponte a alternativa correta.
a)
Desde a antiguidade clássica, a imprensa sempre atuou em favor de
grupos minoritários, procurando moldar a opinião pública em função dos
interesses de classe dos proprietários dos meios de produção e dos meios
de comunicação de massa.
b)
A concentração da propriedade de emissoras de rádio, televisão, jornais
e editoras nas mãos de grupos empresariais restritos revela como, numa
sociedade democrática, as pessoas dotadas de competência e
competitividade obtêm sucesso econômico.
c)
A concentração da propriedade dos meios de comunicação nas mãos de
certos grupos empresariais tende a lhes proporcionar maior capacidade
tecnológica para fazer circular, democraticamente as informações,
funcionando assim, como garantia do exercício da cidadania.
d)
Não passa de um mito a afirmação segundo a qual os meios de comunicação
de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade, já que no
fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que domina o mundo da
mercadoria.
9.(Uem 2012) A
sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as
condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos
fenômenos sociais. Sobre essa concepção, assinale o que for correto.
I
- Forças produtivas e relações sociais de produção são os dois
componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância
as demais dimensões da vida social.
II
- Instituições como a Escola, o Estado e a Igreja fazem parte da
superestrutura social, dotada de autonomia frente às determinações
econômicas de cada momento histórico.
III
- Mudanças na estrutura social são desencadeadas quando se desenvolvem
incongruências entre a infraestrutura produtiva e a superestrutura, com
predomínio da primeira sobre a última.
IV
- As instituições que compõem a superestrutura desempenham importantes
funções de controle social e ideológico que contribuem para a manutenção
das relações produtivas vigentes.
V
- As classes sociais são definidas segundo a posição que ocupam nas
instituições que compõem a dimensão superestrutural das sociedades.
Estão corretas:
a) I, II, V
b) II, III, IV
c) I, IV, V
d) II, III, V
e) I, III, IV
10.(Uel 2016) A ópera-balé Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia,
de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condições
dessa classe social na derrocada da ordem democrática com a ascensão do
nazismo na Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos vê
todos os seus sonhos de ascensão social ruírem. A obra expressa a visão
marxista na chamada doutrina das classes.
Em relação à doutrina social marxista, assinale a alternativa correta.
a) A
alta burguesia é uma classe considerada revolucionária, pois foi capaz
de resistir à ideologia totalitária através do controle dos meios de
comunicação.
b) A
classe média, integrante da camada burguesa, foi identificada com os
ideais do nacional-socialismo por defender a socialização dos meios de
produção.
c) A pequena burguesia ou camada lúmpen é revolucionária, identificando a alta burguesia como sua inimiga natural a ser destruída pela revolução.
d) A
pequena burguesia ou classe média é uma classe antirrevolucionária,
pois, embora esteja mais próxima das condições materiais do
proletariado, apoia a alta burguesia.
e) O
proletariado e a classe média formam as classes revolucionárias, cuja
missão é a derrubada da aristocracia e a instauração do comunismo.
11.(Ueg 2015) A
reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia
desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na
sociedade moderna. Nos últimos anos vêm ocorrendo diversas
manifestações, protestos e revoltas em todo mundo. A esse respeito, com
base no pensamento filosófico e sociológico, verifica-se que
a) esses processos revelam a incompetência do Estado em ser o “cérebro da sociedade”, o que confirma as teses de Durkheim.
b) essas
ações coletivas podem ser interpretadas como processos derivados da
expansão de uma ética protestante, confirmando as análises de Weber.
c) os movimentos contestadores atuais expressam um processo de vontade de potência que é corroborado pela filosofia kantiana.
d) as
lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade
capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx.
12.(Ueg 2015) Para
Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras
de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que
mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um
caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que
naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação
histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe
como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia,
constata-se que
a) a
sociedade capitalista transforma todas as formas de consciência em
representações ilusórias da realidade conforme os interesses da classe
dominante.
b) ao
mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a considera um elemento
fundamental no processo de emancipação da classe trabalhadora.
c) a
superação da cegueira coletiva imposta pela ideologia é um produto do
esforço individual principalmente dos indivíduos da classe dominante.
d) a
frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e
abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado
no modo de produção capitalista.
13. (Uel 2005) “Cascavel
– Uma pequena cidade no interior do Paraná está provando que machismo é
coisa do passado. Com 15 mil habitantes, conforme o IBGE, Ampére (a 150
quilômetros de Cascavel), no Sudoeste, tem fartura de emprego para as
mulheres. Ex-donas de casa partiram para o trabalho fixo, enquanto os
homens, desempregados ou não, passaram a assumir os serviços domésticos.
Assim, elas estão garantindo mais uma fonte de renda para a família,
além de eliminar antigos preconceitos. A situação torna-se ainda mais
evidente quando os homens estão desempregados e são as mulheres que
pagam as contas básicas da família. Conforme levantamento informal, em
Ampére, o número de homens sem vínculo empregatício é maior do que o de
mulheres. Para driblar as dificuldades, eles fazem bicos temporários e
quando não há serviço, tornam-se donos de casa. O motivo para essa
mudança de comportamento é a [...] Industrial Ltda., uma potência no
setor de confecções que dá emprego a 1200 pessoas, das quais 80% são
mulheres. Com a fábrica, famílias migraram do interior para a cidade. As
mulheres abandonaram o posto de donas de casa ou de empregadas
domésticas, aprendendo a apostar na capacidade de competição”.
(Costa, Ilza Costa. Papéis trocados. Gazeta do Povo,Curitiba, 01 out. 1999. p. 14.)
O
fenômeno da troca de papéis sociais, relatado no texto, ilustra a base
da tese usada por Karl Marx (1818-1883) na explicação geral que formula
sobre a relação entre a infraestrutura e a supraestrutura na sociedade capitalista. Com base no texto e nos conhecimentos sobre essa tese de Karl Marx, é correto afirmar:
a)
Na explicação das mudanças ocorridas no comportamento coletivo, deve-se
privilegiar o papel ativo do indivíduo na escolha das ações, ou seja, o
que importa é a motivação que inspira suas opções.
b)
É a imitação que constitui a sociedade, enquanto a invenção abre o
caminho das mudanças e de seu progresso. A invenção, produtora das
transformações sociais, é individual, dependendo de poucos; enquanto a
imitação, coletiva, necessita sempre de mais de uma pessoa.
c)
A família é a verdadeira unidade social; é a célula social que, em seu
conjunto, compõe a sociedade. Portanto, a sociedade não pode ser
decomposta em indivíduos, mas em famílias. É a família a fonte
espontânea da educação moral, bem como a base natural da organização
política.
d)
Há uma relação de determinação entre a maneira como um grupo concreto
estrutura suas condições materiais de existência – chamada de modo de
produção – e o formato e conteúdo das demais organizações, instituições
sociais e ideias gerais presentes nas relações sociais.
e)
A organização social deve fundar-se na separação dos ofícios, inerente à
divisão do trabalho social e na combinação dos esforços individuais.
Sem divisão do trabalho social, não há cooperação e, portanto, a coesão
social entre as classes torna-se impossível.
GABARITO
1.E
|
4B
|
7.B
|
10.D
|
13.D
|
2.C
|
5.D
|
8.D
|
11.D
| |
3.B
|
6.A
|
9.E
|
12.D
|
AVALIAÇÃO
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