Biomas


1.(UNESP-2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma: 
a) Cerrado. 
b) Mata Atlântica. 
c) Pampa. 
d) Caatinga. 
e) Amazônico. 

2.(UFMG) O Brasil é revestido por formações florestais diferenciadas sob vários aspectos. Considerando-se as formações florestais brasileiras, é INCORRETO afirmar que 
A) as diferenças de densidade, estrutura, fisionomia e composição florística apresentadas por essas florestas são devidas à diversidade dos climas e dos solos e a mudanças ambientais no tempo geológico. 
B) as florestas galerias, ou ciliares, são formações arbóreas naturais, alongadas e estreitas, circunscritas a vales ou margens de rios e típicas dos domínios de cerrados e campos. 
C) as florestas subtropicais do Planalto Meridional são equivalentes ecológicos das florestas de coníferas encontradas nas latitudes extratropicais do Hemisfério Norte, nas zonas temperadas. 
D) as formações florestais do Brasil Central, diferentemente das de grande parte da Amazônia, têm ritmo sazonal marcado pela alternância de estações seca e chuvosa. 

3.(PUC Rio-2011) Em relação às florestas tropicais úmidas é CORRETO afirmar que: 
A) se localizam nas mais altas latitudes do planeta. 
B) são constituídas de baixa a média biodiversidade. 
C) são os ecossistemas mais bem preservados da Terra. 
D) têm uma composição de flora predominantemente latifoliada. 
E) reduzem a umidade do ar através da evapotranspiração. 

4.(UEPG-PR–2008) A respeito da diversidade de matas que a Floresta Amazônica reúne, assinale o que for CORRETO. 
01. A mata de igapó aparece nas regiões de solo permanentemente inundado. 
02. A mata de várzea localiza-se sobre terrenos periodicamente alagados. 
04. A mata de terra firme localiza-se em pequenas extensões da Bacia Amazônica, ocupando apenas 5% da sua área total. 
08. A Caatinga arbustiva densa, formada por bosques densos com árvores isoladas, ocupa a maior área da região central da Floresta Amazônica. 
SOMA: ___ 

5.(UEM-PR–2011) No que se refere à Mata das Araucárias, formação vegetal típica do Paraná, assinale o que for correto. 
01. O pinheiro, árvore símbolo do domínio das Araucárias,só se desenvolve no Paraná, não sendo encontrado em nenhum outro Estado. Altitude e características físicas do solo justificam a sua adaptação ao território paranaense. 
02. Os capões de araucárias, manchas florestadas que assumem a forma circular, são originados pela ação da gralha azul, ave da família dos corvídeos que transporta os pinhões, contribuindo com sua semeadura nas áreas campestres. 
04. Na área onde ocorre a Mata das Araucárias, as condições climáticas, principalmente a amplitude térmica anual relativamente elevada, funcionam como fatores limitantes. Por isso a biodiversidade nesse ecossistema é menor do que nas florestas tropicais e equatoriais. 
08. A devastação da Mata das Araucárias teve início com a colonização alemã e italiana, ainda no século XIX. Os colonos utilizavam a madeira para construção de casas e móveis e também desmatavam pequenos trechos para a prática da policultura de alimentos. 
16. Atualmente, a indústria madeireira instalada no Paraná, que dependia das Matas de Araucárias para seu suprimento de matérias-primas, alimenta-se sobretudo de florestas plantadas de pinus e eucalipto. 
SOMA: ___ 

6.(FGV-SP–2010) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos. 
  
 
A) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio Tropical Atlântico 
B) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio Roraima-Guianense e 3 – Domínio Equatorial Amazônico 
C) 1 – Domínio dos Cerrados, 2 – Domínio das Coxilhas e 3 – Domínio Tropical Atlântico 
D) 1 – Domínio Roraima-Guianense, 2 – Domínio Equatorial Amazônico e 3 – Domínio dos Planaltos de Araucárias 
E) 1 – Domínio da Caatinga, 2 – Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3 – Domínio dos Cerrados 

7.(UEAP–2010) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e recursos hídricos. Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA. 
I. O domínio amazônico representa extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do mundo. 
II. O domínio do Cerrado, caracterizado por Savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio Amazônico. 
III. Entre os domínios morfoclimáticos ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros. 
IV. O domínio da Caatinga ocorre no semiárido nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies. 
A) Apenas I e II estão corretos. 
B) Apenas I, II e III estão corretos. 
C) Apenas I, II e IV estão corretos. 
D) Apenas I, III e IV estão corretos. 
E) Todos os itens estão corretos. 

8.(UNESP–2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. 
Disponível em: <www.portalbrasil.net>. Acesso em: 29 abr. 2008 (Adaptação). 
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é: 
A) Campos 
B) Floresta Latifoliada 
C) Caatinga 
D) Cerrado 
E) Floresta Equatorial 

9.(UFPR–2011) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é CORRETO afirmar: 
A) O Cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola. 
B) A Flores ta Amazônica , formação localizada notadamente no Norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta. 
C) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil. 
D) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados. 
E) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa. 

10.(UFPR–2006) De acordo com o IBGE (2005), o bioma é “um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade própria”. Considerando essa definição, identifique os distintos biomas brasileiros, numerando a coluna das características de acordo com a coluna das regiões: 
1. Cobre cerca de 2 milhões de km2 do território nacional, incluindo os Campos Rupestres; é constituído por diversos tipos de vegetação savânica que diferem entre si pela abundância relativa de espécies rasteiras e espécies de árvores e arbustos, abrangendo desde formas campestres (Campo Limpo) até formas florestais. 
2. Originalmente cobria uma área de mais de 1 milhão de km2. É um dos mais importantes repositórios de diversidade biológica do país e do planeta. É também o bioma mais ameaçado, com menos de 9% de área remanescente, sendo que 80% dessa área estão em propriedade privada. As Unidades de Conservação correspondem a 2% da área remanescente. O desmatamento é consequência principalmente de atividades agrícolas, de reflorestamento homogêneo (Pinus e Eucalipto) e da urbanização. 
3. Um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e a maior e mais significativa área úmida do planeta, cobre cerca de 140 mil km2 em território brasileiro. 
4. É o bioma brasileiro com maior porcentagem de área em Unidades de Conservação (10%). Cerca de 15% da área total foi removida devido à construção de rodovias que abriram caminho para atividades mineradoras, colonização, avanço da fronteira agrícola e exploração madeireira. 
5. Caracteriza-se como Savana Estépica, com chuvas irregulares e solos férteis, que contêm boa quantidade de minerais básicos para as plantas. Compreende um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo. 
( ) Cerrado 
( ) Amazônia 
( ) Mata Atlântica 
( ) Pantanal 
( ) Caatinga 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna das regiões, de cima para baixo. 
A) 1, 4, 2, 3, 5 
B) 4, 1, 2, 5, 3 
C) 5, 4, 1, 3, 2 
D) 1, 4, 3, 2, 5 
E) 3, 5, 2, 4, 1 

11.(ENEM-2003) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar  
(A) altitudes elevadas e solos profundos. 
(B) a ainda pequena intervenção do ser humano.  
(C) sua transformação em áreas de preservação.  
(D) maior insolação e umidade e menor variação climática.  
(E) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.  

12.(ENEM-2007) Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais. Internet: (com adaptações). Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que  
a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira.  
b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.  
c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.  
d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.  
e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie.  

13.(FGV-2005) Já é tempo de se atentar nestas preciosas matas, nestas amenas selvas que o cultivador do Brasil, com o machado em uma mão e o tição em outra, ameaçaas de total incêndio e desolação. (...) O agricultor olha ao redor de si para duas ou mais léguas de matas como para um nada, e ainda não as tem bem reduzido a cinzas já estende ao longe a vista para levar a destruição a outras partes. (José Vieira Couto, 1799, Nossa História, abril de 2004) O texto, escrito há mais de duzentos anos, faz referência ao manejo irracional da mata  
A) Atlântica, mostrando que a preocupação com a biodiversidade já existia no período colonial, embora a pressão sobre a necessidade de organizar o espaço nacional fosse maior. 
B) Atlântica, cuja derrubada foi um processo contínuo que a fez desaparecer em vários pontos do país, restando, atualmente, pouco mais de 7% da cobertura original.  
C) da Araucária, sendo os índios seus grandes predadores que, por meio de métodos arcaicos de cultivo, abriam clareiras para o plantio de gêneros de subsistência.  
D) da Araucária, que foi sendo rapidamente substituída por extensas ondas verdes de café, cuja produção era fundamental para a economia brasileira naquele momento.  
E) Amazônica, cuja derrubada foi realizada nas proximidades das missões jesuíticas que, além de extrair as drogas do sertão, ainda praticavam a agricultura 

14.(FMTM-2005) As folhas, depois de secas ao sol, são trinchadas manualmente ou trituradas à máquina e esmigalhadas para liberar o pó, armazenado em sacaria até a hora do cozimento. Funde-se o pó em água, colocase a pasta resultante na prensa de madeira. Após a compressão, despeja-se a massa líquida em formas para esfriar. Está pronta a cera da “árvore da vida” vendida em placas para a indústria. A cera é usada na indústria de cosmésticos, polidores, revestimentos, lubrificantes, produtos de limpeza, cápsulas para comprimidos, papelcarbono, adesivos, filmes fotográficos e, atualmente, vem sendo empregada em larga escala como isolante térmico de chips em computadores. (Globo Rural, março de 2005) O texto retrata a importância  
(A) da carnaubeira.  
(B) dos babaçuais.  
(C) da hevea brasiliensis.  
(D) da castanha-do-Pará.  
(E) do cacaueiro. 

15.(Fuvest-2001) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:  
I —Concentração nas baixas latitudes, associada a elevadas precipitações.  
II —Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.  
III —Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.  
IV —Ocorrência em diferentes altitudes. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.  
a) I e III.  
b) I e IV.  
c) II e III. 
d) II e IV.  
e) III e IV 

GABARITO 
1.E 
4. 1+2=3 
7.C 
10.A 
13.B 
2.C 
5. 2+4+8+16=30 
8.D 
11.D 
14.A 
3.D 
6.A 
9.D 
12.B 
15.D 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Predicado Verbal

Sujeito

Sucessão ecológica