Fontes de Energia- parte 2

alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil: 
a) Solar, hidrelétrica e eólica. b) Hidráulica, lenha e biomassa. c) Hidráulica, xisto e solar. d) Petróleo, solar e lenha. e) Álcool, eólica e solar. 

8.(PUCRS) Para responder à questão, analise a figura, que apresenta a estratificação das camadas rochosas do subsolo marinho, e preencha os parênteses com a numeração correspondente.   
 
   A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é a) 1 – 3 – 4 b) 2 – 1 – 3 c) 3 – 2 – 4 d) 4 – 2 – 3 e) 4 – 3 – 1 

9.(UERJ) A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado “pré-sal”, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a exploração de petróleo no país. O pré-sal corresponde à camada de rocha que contém petróleo e que está localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que no pré-sal brasileiro haja reservas em torno de 70 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanças no setor petrolífero, sendo um deles a redistribuição dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhões.  Adaptado de bbc.co.uk, dezembro de 2012.   A disputa pela redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios brasileiros se acirrou no final de 2012, em função de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional. Essa disputa decorre diretamente da característica político-econômica do país indicada em: a) controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais    b) dependência de capitais estrangeiros no fornecimento de matérias-primas    c) monopólio da legislação federal sobre os insumos para a indústria de base    d) adequação dos padrões tecnológicos na preservação dos recursos ambientais 

10.(ESPM) O mapa abaixo está associado aos (às)   
 
Fonte: Recursos Minerais Energéticos. 2003. Disponível em: http://www.cprm.govbr/publique/media/capX_a.pdf. (acesso 30/08/2012). 
 a) Principais pólos industriais brasileiros. 
b) Principais bacias produtoras de petróleo e gás. 
c) Áreas de extração de minério de ferro. 
d) Escudos cristalinos ricos em petróleo e gás. 
e) Principais bacias hidrográficas e as respectivas áreas de abastecimento hídrico 

11.(UEAP) A usina hidrelétrica de ________, o porto de _______ no Maranhão e a estrada de ferro ________ são infraestruturas relacionadas ao projeto Grande Carajás, executado no estado do __________. Marque a alternativa que completa corretamente respectivamente as lacunas do texto referente ao Projeto executado na Amazônia. 
a) Tucuruí, Manaus Calha Norte e Amazonas. 
b) Balbina, Trombetas Carajás e Amazonas. 
c) Girau, Alunorte, Santo Antonio e Rondônia. 
d) Belo Monte,Itaqui,Albrás e Pará. 
e) Tucuruí, Itaqui, Carajás e Pará 

12.(UNICENTRO) Sobre a infraestrutura do setor energético no Brasil e particularmente no estado do Paraná, é correto afirmar que 
  
a) devido à rica hidrografia amazônica, as maiores hidroelétricas brasileiras estão situadas na região Norte, sendo esta a região que mais contribui com a geração de hidroeletricidade. 
b) a hidroelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai. 
c) o Paraná é um importante produtor nacional de carvão mineral e de urânio, fazendo com que o Estado se destaque na produção de energia termoelétrica e nuclear. 
d) dentre os combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, destacam-se o petróleo e os derivados do álcool. 
e) a polêmica em torno da construção da usina de Mauá, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construção de uma unidade termoelétrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroelétrica 

13.(MACK) No mapa, estão assinaladas   
 
  
NIPE - Unicamp, IBGE e DTC 
a) áreas de maior produção de minério de Ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês. b) regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país. c) áreas com maior produção de soja. d) principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural. e) áreas de maior produção de etanol. 

14.(UFRN) Um empresário deseja instalar uma indústria no Brasil, em uma localidade produtora de energia renovável e limpa. Avaliadas as condições geográficas das regiões brasileiras, o empresário escolheu estabelecer sua empresa no Nordeste, porque esta é a região que a) possui a maior quantidade de usinas hidrelétricas instaladas. b) possui a maior capacidade instalada de energia eólica. c) se destaca como principal produtora de energia a partir da biomassa. d) se destaca pelo maior número de usinas termoelétricas em funcionamento. 

 15.(FGV-SP) A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos . No Brasil, essa energia a) apresenta um forte potencial no litoral nordestino. b) é largamente concentrada na Amazônia. c) representa cerca de 10% da matriz energética. d) tem maior produção concentrada no Sudeste. e) concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvão. 

16.(UFSC) Sobre a história da utilização de energia no Brasil, é CORRETO afirmar que: 
01. na década de setenta o mercado automotivo brasileiro recebia os primeiros carros movidos a álcool. 02. as primeiras descobertas de reservas petrolíferas nas rochas da camada pré-sal ocorreram no litoral brasileiro e foram anunciadas na primeira década do século XXI. 
04. a Itaipu Binacional, que entrou em operação na década de setenta, fornece mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil. 
08. Florianópolis foi a cidade brasileira pioneira na utilização de energia elétrica com a inauguração da usina Rita Maria no século XIX. 
16. os poços de petróleo descobertos no território nacional na década de quarenta transformaram, a partir de então, o Brasil num país autossuficiente em petróleo. 
32. entre os séculos XVI e XIX utilizava-se no Brasil somente a energia hidráulica. 

17.(FGV) “As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação européia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.” 
Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006 
Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado: 
a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade. 
b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001. 
c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante. 
d) tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras. 
e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta. 

18.(UFAM) O gasoduto Bolívia-Brasil inicia-se na localidade boliviana de Rio Grande e entra no território brasileiro por Corumbá (MS). No Brasil, o gasoduto atravessa 5 estados. O ponto final do gasoduto fica no estado: 
a) do Rio de Janeiro 
b) de São Paulo 
c) do Paraná 
d) de Santa Catarina 
e) do Rio Grande do Sul  
19.(UEL) A intensidade energética (I) é a razão entre o consumo de energia (E), referenciada em tonelagem equivalente de petróleo (TEP), e o Produto Interno Bruto (PIB) de uma região, estado ou país dado em dólares americanos (US$), ou seja I = E/PIB , para um determinado período. Observe a tabela a seguir.   
 
  
De acordo com a evolução de intensidade energética do Brasil e com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas. 
I. No período de 1984 a 1994 observa-se o crescimento de E e do PIB, mas decréscimo da I, devido ao baixo investimento no setor energético. 
II. O aumento da I no período 1984 a 2004 foi constante, ao longo deste tempo, devido aos planos econômicos. 
III. No período de 1994 a 2004 observa-se o crescimento de E, do PIB e da I, devido à retomada de investimentos no setor energético. 
IV. Toda vez que houve crescimento do PIB e de E, ocorreu o crescimento da I, o que confirma a estabilidade dos investimentos econômicos do setor. 
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e IV. 
d) I, III e IV. 
e) II, III e IV 

20.(UFPE) Ao longo de sua história, o homem utilizou diferentes fontes de energia: a dos próprios músculos, o fogo, a tração animal e tantas outras formas. Foi a partir do Século XVIII que ele passou a fazer uso das chamadas fontes de energia modernas. Com relação a esse assunto, analise as proposições abaixo. 
( ) O carvão mineral foi a fonte de energia que exerceu importante papel na Primeira Revolução Industrial, se mantendo como fonte de energia básica até a primeira metade do Século XX, quando foi suplantado pelo petróleo 
( ) Para muitos estudiosos, uma fonte alternativa de energia para o Século XXI, abundante nas áreas de clima tropical e subtropical é a hulha.. 
( ) A descoberta recente pela Petrobrás, de grandes reservas de petróleo e gás natural, no campo de Tupi, na bacia de Santos poderá, segundo o Governo brasileiro, tornar o país, um grande exportador de petróleo. Contudo, esta reserva se encontra localizada a uma profundidade ainda não explorada economicamente pela Empresa. 
( ) A região da Bretanha, na França em função da pouca amplitude das marés, faz uso de uma fonte de energia renovável representada pelos ventos. 
( ) Além da cana de açúcar, outras fontes da biomassa tropical podem ser utilizadas para a produção de combustíveis para motores, a exemplo do dendê, da mamona, do babaçu, da celulose, entre outros.  
GABARITO 
1.(F) (V) (F) 
5.C 
9.A 
13.E 
17.C 
2.A 
6.D 
10.B 
14.B 
18.E 
3.A 
7.B 
11.E 
15.A 
19.B 
4.C 
8.D 
12.B 
16. 3 (1+2) 
20.VFVFV 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Predicado Verbal

Sujeito

Sucessão ecológica